Labirintite diminui a segurança e a qualidade de vida

Labirintite, labirintopatia, tontura?

O que é Labirintopatia?

É uma alteração no Sistema Vestibular, que é um conjunto de mecanismos que se processam para manter o equilíbrio corporal. Especificamente, a labirintite é uma infecção no labirinto, órgão do ouvido interno, e é causada por infecção provocada por vírus, bactéria e até pela ingestão de anti-inflamatório sem orientação médica.

Sintomas

O indivíduo com alteração no Sistema Vestibular pode sentir desequilíbrio, tontura (sensação de flutuação), vertigem (tontura rotatória), zumbido, enjoos, vômitos, suor, palidez e até desmaios.

Causas mais comuns

As tonturas e vertigem são sintomas que correspondem à manifestação de alguma doença: doenças sistêmicas, como diabetes, hipertensão, reumatismo; doenças cardiovasculares; doenças específicas do ouvido; problemas de coluna;  alteração de colesterol; traumas por acidente; medicamentos; hábitos inadequados como cigarro, álcool e abuso de cafeína; problemas psicológicos e “stress”.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado pelo médico, que se orienta pela história clínica do paciente (exames complementares e específicos, como a Vectoeletronistagmografia- VENG).

Tratamento

É importante remover ou controlar a causa. Na fase aguda, pode-se fazer uso de medicamentos antivertiginosos sob orientação médica. Porém, os medicamentos não tratam a doença, somente controlam os sintomas. Em 80% dos casos, em que se remove ou controla a causa da tontura, a terapia de Reabilitação Vestibular pode curar o paciente.

O que fazer para evitar uma crise

  • Elimine hábitos de vida não saudáveis, como sedentarismo, jejuns prolongados, excesso de cafeína na dieta, álcool, cigarro e drogas;

  • Evite alimentos gordurosos, açúcares, massas;

  • Beba bastante água, cerca de 2 litros por dia;

  • Evite repouso excessivo;

  • Evite o stress. Procure atividades de relaxamento;

Diante dos sintomas citados, procure seu médico para diagnóstico e tratamento.

Fonoaudióloga. Mirella Nunes Matos

LEIA ABAIXO A ENTREVISTA COM A DRA. LARISSA MACEDO DE CARVALHO, DO CEOL OTORRINO, QUE FALA SOBRE O MAL DO MOVIMENTO: