Sobre o Câncer de Laringe

Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL), o Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de laringe do mundo. Se descoberto precocemente, o câncer de laringe tem taxas de cura que vão de 80% a 100%.

A laringe, órgão constituído de cartilagens, músculos e membranas, divide-se em: subglote (abaixo da glote), glote e supraglote (acima da glote). As cordas vocais, que vibram com a passagem do ar, estão localizadas na glote.

O cigarro e o álcool são os principais fatores para o desenvolvimento da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe. Já pessoas que associam o fumo a bebidas alcoólicas, esse número sobe para 43. O câncer de laringe ocorre predominantemente em homens e é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. Representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem essa área e 2% de todas as doenças malignas.

Se o tumor localiza-se na supraglote, os sintomas mais comuns são dor de garganta, dificuldade para engolir. Se localizado na glote ou subglote, pode ocorrer rouquidão, dor de garganta, dificuldade para respirar.

A microcirurgia da laringe ou cirurgia das cordas vocais é a remoção parcial ou total da laringe para tratamento do tumor. Nos casos de câncer de grandes proporções, é necessária a retirada completa. Já nos casos de menor invasão, somente as partes atingidas são removidas.

Entre as medidas para se evitar o câncer de laringe, estão: evitar fumar e ingerir álcool, ter uma alimentação balanceada, rica em frutas, verdura e legumes, e manter uma boa higiene bucal.

ENTENDA MAIS:
Ouça a entrevista, do Dr. Caio Athayde Neves, sobre Prevenção de Câncer de Laringe na rádio CBN: