Gripe e resfriado são doenças virais popularmente confundidas como sinônimos por terem sintomas parecidos, entretanto, sua principal diferença é a intensidade como se manifestam, sendo a gripe mais agressiva e podendo matar.
A gripe é causada pelo vírus influenza e caracteriza-se por sintomas como: febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor cabeça, tosse, coriza e náuseas. A febre é o sintoma mais importante e dura cerca de três dias; os demais permanecem entre três e cincos dias. A doença dura entre cinco e sete dias, podendo comprometer o sistema imunológico e ocasionado problemas mais graves, como a pneumonia, que necessita de internação hospitalar.
O resfriado é causado por um vírus diferente da gripe, sendo mais comum o rinovírus, mas também podendo se manifestar através do parainfluenza e sincicial respiratório (RSV). Os sintomas do resfriado são mais leves que os da gripe, como coriza no nariz, tosse e, em alguns casos, dor de cabeça e rouquidão. A doença dura de dois a quatro dias.
Após 24 horas, os sintomas já mostram a gravidade do problema. Uma pessoa com gripe não consegue seguir suas atividades cotidianas normalmente, a doença costuma deixar o paciente de cama, diferente do resfriado.
SINTOMAS
Conhecer os sintomas de cada doença é muito importante para saber diferenciá-las e ter um diagnóstico que permita buscar o tratamento adequado, já que não existe um exame para identificar se algo é gripe ou resfriado. Veja as características de cada uma:
Gripe
- Febre alta;
- Tosse seca;
- Dor muscular;
- Dor de cabeça;
- Dor na garganta;
- Dor nos olhos;
- Coriza no nariz;
- Fraqueza;
- Perda de apetite.
Alguns sintomas podem ser sinais de uma gripe mais grave, sendo necessário procurar a ajuda de um médico. São eles:
- Dificuldade respiratória;
- Dor torácica para respirar;
- Pressão baixa;
- Alterações da consciência;
- Desorientação;
- Vômitos persistentes.
Resfriado
- Coriza no nariz;
- Congestão nasal;
- Tosse;
- Rouquidão;
- Dor de garganta leve;
- Espirro.
As duas doenças são transmitidos pelo ar e pelo contato, sendo assim, é importante buscar o tratamento correto para evitar que ela seja propagada entres as pessoas próximas. Os médicos otorrinolaringologistas da CEOL Otorrino estão preparados para cuidar de casos de gripe e resfriado, auxiliando para todo tratamento o necessário.
TRATAMENTO
Para curar a gripe, é preciso descanso e hidratação por meio de água, sucos, chás e sopas. O ingestão de líquidos faz com que as secreções sejam expelidas pelo corpo mais rapidamente. Os sintomas podem ser tratados em casa por meio de analgésicos e antitérmicos, como o paracetamol e a dipirona. Os descongestionantes nasais podem ser usados para aliviar o desconforto causado pela obstrução do nariz, junto a xaropes indicados por um médico ou farmacêutico. Nos casos em que forem apresentados os sintomas mais graves, é necessário buscar ajuda médica para o tratamento correto.
O tratamento de resfriado é mais simples, ele pode ser feito por meio de remédios que descongestionam as vias respiratórias, como antialérgicos, junto a xaropes para tosse.
PREVENÇÃO
A gripe o resfriado são doenças transmitidas como muita facilidade, entretanto, algumas atitudes ajudam na prevenção. São elas:
- Manter as mãos limpas. Lavar as mãos com água e sabão ou solução alcoólica apropriada;
- Evitar contato direto das mãos com olhos e boca após frequentar ambientes públicos;
- Evitar contato com pessoas contaminadas;
- Evitar ficar em ambientes com pouca circulação de ar e com muitas pessoas;
- Idosos devem ser vacinados anualmente.
No caso de agravamento dos sintomas de gripe ou resfriado é imprescindível procurar um médico para obter um diagnóstico e tratamento adequado. Na CEOL Otorrino é possível encontrar especialista para prestar toda a assistência necessária nos casos de complicações causadas pela gripe e resfriado.
Cuide da sua saúde. Marque uma consulta na CEOL Otorrino.
Texto produzido sob orientação da médica da Clínica CEOL Dra. Juliana Gusmão de Araujo – CRM/DF 20.448